segunda-feira, 7 de abril de 2014

Escola de Ecoporanga investe em formação de líderes de turma

A participação dos cidadãos em todos os níveis da vida pública é de fundamental importância para o desenvolvimento social e para o fortalecimento das nossas instituições democráticas. E é justamente essa lição que a Escola Estadual Daniel Comboni, localizada no município de Ecoporanga, espera que os estudantes aprendam com o Projeto “Formando Líderes Escolares”. A iniciativa visa estimular a articulação política entre os alunos por meio da escolha de líderes que possam representar as turmas nos conselhos de classe e nos conselhos de escola. Para eleger os representantes, cada estudante manifestou a sua opinião por meio do voto. Os dois estudantes mais votados foram escolhidos respectivamente como líder e vice-líder da turma.



Mas só isso não basta, é preciso que cada líder tenha o real entendimento sobre as implicações de sua função. Sendo assim, eles foram convidados a participar de uma palestra sobre “Liderança”, onde foram abordadas as características esperadas de um líder, traçando o perfil de personagens de liderança e os desafios da função. Os alunos realizaram várias perguntas sobre o tema e puderam discutir suas dúvidas.

“A lição é que todos devem participar ativamente da vida em sociedade. Somos responsáveis pelas escolhas que envolvem a coletividade. Queremos deixar claro, para estes alunos, qual é o papel do líder como representante do interesse coletivo. A participação por meio da defesa de melhorias e a fiscalização das irregularidades é um exercício de cidadania”, enfatiza o pedagogo Elizeu Quintino.

O Projeto “Formando Líderes Escolares” foi idealizado pelo professor de Educação Física, Edson Franco Mourão, dentro do contexto abordado pelo Projeto “Identidade”, da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guaçuí. O objetivo é contribuir com o processo de construção da identidade do aluno em diálogo com a sociedade.

“A identidade de uma pessoa é construção coletiva, mas envolve as formas peculiares como cada um se relaciona com a sociedade a sua volta. Essas relações são complexas e vão muito além do certificado de identificação, que é o documento”, finaliza.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Rovena Storch/ Aline Nunes/ Gustavo Rosa
Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706
E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br/ pmssilva@sedu.es.gov.br
Texto: Paula Maria


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário