quarta-feira, 13 de maio de 2015

Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental realizam Provas do PAEBES ALFA 1ª Onda de 2015




Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental das redes municipal, estadual de ensino, além dos alunos das escolas particulares participantes, do Espírito Santo realizaram os testes do PAEBES ALFA 1ª Onda de 2015. As provas, de Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) e Matemática, foram aplicadas entre os 27 e 30 de abril.
O PAEBES ALFA é um programa que visa diagnosticar o desempenho dos estudantes nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, bem como subsidiar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais voltadas para essa etapa de ensino. No PAEBES ALFA 1ª Onda, são avaliados no primeiro semestre os alunos do 1º ano. Já no segundo semestre, são aplicados os testes referentes ao PAEBES ALFA 2ª Onda, para os 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.
De acordo com o Coordenador Local das Avaliações no município de Ecoporanga, Sr. Célio Alves Ferreira, a reunião para a Devolutiva dos Resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo 2014 (PAEBES e PAEBES ALFA 2014) aconteceu em 31 de março, na capital capixaba. O encontro, organizado pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), reuniu secretários municipais e gestores da educação.
No Município, esse evento foi realizado em dois momentos: no dia 13 de abril – para os Diretores, Pedagogos e Professores das escolas da Sede e Interior; e no dia 20 de abril para os professores das escolas do Campo, no “Auditório Aurora Araújo Franzotte – Secretaria Municipal de Educação”.
A atividade consistiu em um encontro, com o objetivo de orientar os presentes para compreensão e interpretação dos resultados obtidos pelos estudantes nos testes de proficiência, bem como apresentá-los informações contextuais, extraídas dos questionários respondidos por alunos, professores e gestores à Comunidade escolar. Neste momento foram apresentadas as Matrizes de Referência, parâmetros importantes para serem trabalhados com os alunos.
Para assegurar qualidade e equidade da educação, em posse dos resultados da avaliação externa, é possível planejar e desenvolver políticas públicas, criar metas, promover mecanismos de formação continuada, dar apoio às equipes, bem como monitorar o ensino ofertado, afirma a Secretária Municipal de Educação, Sra. MarlY Ferreira da Silva.
A Secretaria Municipal de Educação agradece a todos os agentes que participaram, desde a formação até a aplicação das provas.
Os resultados de cada escola estão disponíveis no site http://www.paebes.caedufjf.net/



Nenhum comentário:

Postar um comentário